Preparar um dispositivo Linux para a instalação remota do Agente de Rede

Para preparar um dispositivo executando no Linux para a instalação remota do Agente de Rede:

  1. Certifique-se de que o software a seguir está instalado no dispositivo Linux de destino:
    • Sudo
    • Intérprete de linguagem Perl versão 5.10 ou posterior
  2. Testar a configuração do dispositivo:
    1. Verifique se você pode conectar-se ao dispositivo através de um cliente SSH (como PuTTY).

      Se você não puder conectar-se ao dispositivo, abra o arquivo /etc/ssh/sshd_config e assegure-se de que as seguintes configurações têm os respetivos valores listados abaixo:

      PasswordAuthentication no

      ChallengeResponseAuthentication yes

      Salve o arquivo (se necessário) e reinicie o serviço SSH usando o comando sudo service ssh restart.

    2. Desative a senha sudo para a conta do usuário sob a qual o dispositivo deve ser conectado.
    3. Use o comando visudo no sudo para abrir o arquivo de configuração sudoers.

      No arquivo que você abriu, encontre a linha que começa com %sudo (ou com %wheel se você estiver usando o sistema operacional CentOS). Nesta linha, especifique o seguinte: <username> ALL = (ALL) NOPASSWD: ALL. Neste caso, o <username> é a conta de usuário que deve ser usada para a conexão de dispositivo usando o SSH. Caso esteja usando o sistema operacional Astra Linux, no arquivo /etc/sudoers adicione a última linha com o seguinte texto: %astra-admin ALL=(ALL:ALL) NOPASSWD: ALL

    4. Salve o arquivo sudoers e, a seguir, feche-o.
    5. Conecte-se novamente ao dispositivo através do SSH e assegure-se de que o serviço Sudo não solicita inserir uma senha. Você poderá fazer isso usando o comando sudo whoami.
  3. Abra o arquivo /etc/systemd/logind.conf e proceda de uma das seguintes formas:
    • Especifique 'no' como valor para a configuração de KillUserProcesses: KillUserProcesses=no.
    • Para a configuração de KillExcludeUsers, digite o nome de usuário da conta sob a qual a instalação remota será executada, por exemplo KillExcludeUsers=root.

    Para aplicar a configuração alterada, reinicie o dispositivo Linux ou execute o comando a seguir:

    $ sudo systemctl restart systemd-logind.service

  4. Caso queira instalar o agente de rede em dispositivos com o sistema operacional SUSE Linux Enterprise Server 15, instale o pacote insserv-compat primeiro para configurar o agente de rede.
  5. Baixar e criar um pacote de instalação:
    1. Antes da instalação no dispositivo, assegure-se que ele já tenha todas as dependências (programas e bibliotecas) instaladas para este pacote.

      Você pode exibir as dependências para cada pacote por si só, usando utilitários que são específicos para a distribuição Linux na qual o pacote deve ser instalado. Para obter mais detalhes sobre os utilitários, consulte a documentação de seu sistema operacional.

    2. Download do pacote de instalação do Agente de Rede.
    3. Para criar um pacote de instalação remota, use os seguintes arquivos:
      • klnagent.kpd
      • akinstall.sh
      • Pacote .deb ou .rpm para Agente de Rede
  6. Criar uma tarefa de instalação remota com as seguintes configurações:
    • Na página Configurações do assistente de adição de tarefa, marque a caixa de seleção Usar os recursos do sistema operacional por meio do Servidor de Administração. Limpar todas as outras caixas de seleção.
    • Na página Selecionar uma conta para executar a tarefa, para executar a tarefa, especifique as configurações da conta de usuário que são usadas para a conexão do dispositivo através de SSH.
  7. Executar a tarefa de instalação remota. Use a opção para o comando su para preservar o ambiente: -m, -p, --preserve-environment.

Um erro poderia ser retornado se você instalar o Agente de Rede com SSH nos dispositivos que executam versões do Fedora anteriores a 20. Neste caso, para instalação bem-sucedida do Agente de Rede, desative a opção Defaults requiretty (inclua-a na sintaxe de comentário para removê-la do código analisado) no arquivo /etc/sudoers. Para obter uma descrição detalhada da condição da opção Defaults requiretty, que pode causar problemas durante a conexão através de SSH, consulte o site do Bugzilla bugtracker.

Topo da página